16 agosto 2011

MARATONA BROA AVINTES


Finalmente ia “jogar em casa”, ou seja participar numa prova na minha cidade e organizada pelo pessoal da Sodhisa, composta por pessoas que eu conheço e pelas quais merecem o respeito de todos.

Assim, foi delineado pela organização, uma prova com 3 percursos, ou seja, 25Km, 45Km e 70Km, que teriam um misto de monte e asfalto, estando prometido bons e duros trilhos, pela constante mudança de direcção e subidas e descidas constantes, estando assim inscritos perto de 300 atletas.

O clube tinha de responder a esta iniciativa, tendo sido dada uma ajudinha na criação do blog para o evento.

Conseguimos ainda juntar 8 prós, para fazer o assalto total às 10 primeiras posições da classificação…lol

O dia acordou com alguma chuva e com céu escuro e feio, sabendo de antemão que o piso estaria escorregadio e as passagens terra/paralelo estariam perigosas, por isso teríamos de ter muito cuidado para não fazer “entradas de carrinho”.












Estava assim tudo a postos, onde na meta ainda havia tempo para as normais conversas e “bicadas” entre amigos, contando assim com o nosso animador de serviço – Couto, para animar pessoal até ser dado tiro de partida.

Como é normal eu estava presente para competir, tendo partido o mais forte que consegui, sempre atento ao terreno que estava muito complicado, pois as quedas algo assustadoras à minha frente e na minha roda traseira intensificavam-se.

Sempre com uma pedalada forte consegui chegar até junto do Ricardo, o que não estava à espera, visto ter andamentos mais fortes que o meu.

Contudo não me parecia o dia dele, quiçá por também ter levado dois valentes sustos, que nestas coisas retraem o pessoal. Aproveitamos ainda a companhia do Anselmo e do Marcelo da Sodhisa.

No 2º abastecimento e quando me degustava do famoso bolo de chocolate, o Anselmo ganhou certa distância, muito contribuindo o facto de conhecer bem o terreno e com andamento muito forte, ganhou boa distância sobre nós que o seguíamos.

Na parte final decidi atacar no sentido de o apanhar, tendo
apenas conseguido encurtar a distância, para chegar à última subida íngreme encostado a ele, não conseguindo contudo ultrapassá-lo, visto a meta ser logo ali.

Infelizmente tive alguns problemas mecânicos bem como de aperto, ou seja, o meu selim decidiu empinar, obrigando a rolar alguns kms com ele a fazer “pino”, bem como a pedaleira decidiu não funcionar na mais pequena, o que nas subidas íngremes, obrigou a esforço suplementar, enfim, coisas que acontecem, mas que marcam diferença.

Contudo, já na meta, sucedeu algo desagradável, ou seja, disseram que estava desclassificado por não ter passado nos postos de controlo. Independentemente da posição que tinha chegado, e, que até então desconhecia, esta tomada de posição por parte da mesa de controlo, desgastou-me e chateou-me imenso, pois nas imensas provas em que já participei, a verdade e a correcção nas mesmas para mim são algo sagrado, enfim, algo desagradável, que à posterior foi rectificado.

Em termos gerais foi uma prova dura, com single-tracks muito porreiros e rápidos, bem organizada e que teve um almoço condigno, e que espero repetir no próximo ano.
Face ao acontecido e porque chovia cupiosamente quando terminei a prova, acabei por decidir ir tomar banho a casa e almoçar mesmo por lá.











Em termos gerais fiquei em 5º lugar, com 2h 32m 15s, ficando contente com a minha prestação, ficando ainda as classificações dos outros colegas da equipa:

1º Tiago Filipe Rocha Borges 2 h 21 m 00 s
5º Vitor Guilherme Rodrigues Santos 2 h 32 m 15 s
11º Ricardo João Pinto Teixeira 2 h 38 m 02 s
20º Helder Manuel Gonçalves Coelho 2 h 49 m 37 s
21º Manuel António Rocha Couto 2 h 51 m 45 s
30º Mário Jorge Bártolo Almeida 2 h 56 m 42 s
50º Sérgio Paulo Oliveira Quelhas 3 h 07 m 16 s
69º Henrique Lúcio C. Santiago 3 h 16 m 51 s
88º Domingos Manuel Lopes Moreira 3 h 27 m 47 s

14 agosto 2011

CARRIS DA MEMÓRIA



Estão abertas as inscrições para o 6º Passeio de cicloturismo da ASPP/PSP, com parceria do ECOBIKE, na cidade da Invicta.




Por isso, quem quiser participar neste evento não pode perder tempo a inscrever-se, porque as inscrições irão estar abertas durante 29 dias e a ter em conta os anos anteriores, atingem o limite máximo de participantes antes do fim da data...

informações/inscrições em:




05 agosto 2011

ADORAMOS / DETESTAMOS



Apesar de não ser novidade, a noticia de ultima a hora é o governo estar a pensar aplicar uma taxa para os carros entrarem nas grandes cidades, à semelhança de algumas cidades europeias.

Enfim, mais uma taxa para irem buscar dinheiro aos contribuintes, sem primeiro melhorar os transportes públicos, os parques à entrada das cidades, para deixar os carros e quiçá diminuir o IVA nos transportes não poluentes (bicicleta), à semelhança do Golf, etc...


02 agosto 2011

30H DE RESISTÊNCIA



OBJECTIVO SUPERADO

No dia 29 para 30 de Julho, realizamos mais um passeio de bike, desta vez destinado unicamente a ecobiker´s, por motivos de logística.

A Travessia de 24horas, que realizamos todos anos no Verão, ao longo da costa Portuguesa, desta feita entre a cidade de Peniche e de Lisboa, decorreu de forma espectacular, sem grandes incidentes, mas com muitas peripécias pelo caminho.



Apesar dos 160km de pedaladas, das dificuldades do terreno, dos 3500 mts de acumulado, das longas horas sem dormir, o objectivo foi facilmente superado, excepto para o manco do Vitokorov, que vinha de mais uma lesão...



Em breve divulgaremos aqui no blog o relato desta travessia.

ECOPISTA DO DÃO