28 novembro 2008

VIDA NATURA




-----Depois da feira de Santarém, desta vez fomos à Exponor (feira internacional do Porto - Leça Palmeira - Matosinhos, visitar a feira de caravanismo, desporto e lazer.
.
-----De 28 Nov a 1 de Dezembro, a feira de lazer para toda a família.
.
-----Logo a entrada encontrava-se o pavilhão que nos interessava, o das biclas.
.
-----O vendedor da Coloeur mal viu o Matos, até apanhou um susto... "lá vem ele reclamar mais um defeito qualquer na bicla"...loll.
.

-----Logo ao lado estava o nosso amigo Coelho, da loja Bicicletas Coelho, em Matosinhos, agora como representante da KTM e por isso com uma camisa nova a condizer com a referida marca.
.






-----Bicicletas espectaculares!!! Os preços é que são para carteiras bem recheadas....(exp. KTM, modelo Score Prestige, de suspensão total, com o peso de 9,6 kg, no valor de 7,487 euros).
-----A seguir dê-mos uma volta pelos outros stands da especialidade, BICIPORTO, CANDYBIKE, CICLO COIMBRÕES, BIKE ZONE, etc, e lá acabamos por em investir em vestuário, eu a pensar no frio e o Gigantones a pensar no Verão, pois comprou os calções....acho que vai agora para as Caraíbas....
-


-----Os outros dois pavilhões com vários stands, desde as caravanas, actividades de aventura e turismo, etc, foram percorridos a um ritmo mais apressado.


-----Se um dia chegar o meu tempo de reformado, a minha atenção já não vai ser para as duas rodas, mas para as auto caravanas e viajar por essa Europa, sem destino, nem pressas.
.

-----Enfim aconselha-se uma visita em família, com vários insufláveis para os mais jovens, por isso vou ter de lá voltar, mas no fim-de-semana não vai se tão fácil.
.
.

..

27 novembro 2008

PASSEIO DAS LUZES

-----Agora com a chegada do frio não apetece nada uma volta de bicicleta, só mesmo para os mais viciados!!!
.
-----Mas, vamos lá todos enfrentar essas temperaturas desagradaveis, bem agasalhados e com muita boa disposição, dar um passeio pelas artérias da cidade com iluminações de natal.
.
-----Confirma a tua presença, até o dia anterior, para teres direito a bolo rei e vinho do Porto, que iremos oferecer para brindar às coisas boas deste ano.
.
-----Contactos:

Jorge Almeida - 93 116 13 89

Vítor Silva - 96 235 42 93

Mário Almeida - 96 249 50 33
.
.

23 novembro 2008

FAMÍLIA BÁRTOLO


-
-----O Marito, convidou-me para um passeio de bike em família (Bártolo), junto da casa do seu irmão Valter, em Árvore - Vila do Conde, com a obrigação de arranjar na net um trilho interessante.

-----Infelizmente, não tive tempo para cumprir com o pedido e acabei por levar um percurso no gps que já tinha efectuado com o Gigantones, há uns meses atrás.

-----Apesar de ter muito gosto em pedalar com ilustre família, foi com muito sacrifício que o fiz, porque acordei com um grande mal estar, causado por dores abdominais (que me obrigou posteriormente a uma visita as urgências do Hospital militar, mas felizmente nada de grave).
.
-----Pelas 15h00, lá dê-mos inicio ao passeio, eu, o Marito Bártolo, Valter Bártolo, Rui Bártolo e o Paulo, com direcção ao trilho que levava no gps.
.

-----No decorrer do percurso cruzamo-nos com a indicação de uma rota pedestre, denominada "Cividade de Bagunte" (*castro fortificado da idade do Bronze), que decidimos fazê-lo, na esperança de passar por um caminho em terra batida e com algo digno de uma visita.
-----Contudo, os primeiros quilómetros foram em estrada, mesmo que sem qualquer trânsito, a excepção de vacas, que nos impediram de seguir caminho por breves instantes...isto porque o Gigantones, não estava presente (ao fim-de-semana não tem autorização para sair de casa, aahha), senão elas fugiam à sua frente...

-----Ao passar num localidade, juntou-se a nos um rapaz, que andava a passear na sua bicla e decidiu acompanhar-nos, quer dizer o Rui, que não podia com as pernas de tantas faltas aos treinos.

-----Com o avançar dos quilómetros e após uma queda, sem grandes consequências, a não ser no selim, lá conseguimos convencer o rapaz a regressar a casa, antes que se perdesse.

-----A dada altura o trilho que seguimos cruzou-se com o percurso da 2ª maratona de btt da Póvoa de Varzim, que eu e o Marito tínhamos feito e que por sinal nesse mesmo dia enviaram-nos uma mensagem para o telemóvel com a informação de um passeio que vão realizar em Dezembro, mas depois de falha que tiveram connosco, não me apanham noutro.
-----Assim, que chegamos ao alto da Cividade de Bagunte, continuamos por outro trilho pedestre, que continuava até Ponte medieval de Arcos, com passagem em mato, a descer e com alguma pedra a mistura.

-----Ao passar na ponte encontramo-nos no caminho de Santiago, por onde já andamos em 2007.

-----A seguir continuamos ao longo do rio Este (passa a este de Braga, corre em direcção sudoeste e desagua, a cerca de 4Km, acima de Vila do Conde), até chegar a cidade de Vila de Conde.
-

-----Antes de terminar o passeio o Rui, decidiu atravessar o rio Ave, pela ponte do Metro, para chegarmos a Árvore.
-

-----Pelas 17h45, terminamos o passeio, com 30km, com 2h30 a pedalar e um ritmo de passeio, especialmente para mim e para o rui, mas o final foi ao sprint entre o Marito, o Valter e o Paulo, com vitória do primeiro.
.
-----Nesta altura a fome já era negra e as esposas dos meus companheiros de tarde, preparam um lanche a maneira, com a bela da cervejinha, bola e pizza.

-----Antes do jantar o entretimento ou competição foi feito à mesa, mas de bilhar snoker, com o Paulo e Valter a vingarem-se do Marito.
.
-

.
.
.

21 novembro 2008

S. MARTINHO


-----O passeio em honra de S. Martinho, realizou-se em clima de grande festa, na margem do Douro de Vila Nova de Gaia, mais precisamente entre Avintes - Oliveira do Douro - Ponte D. Luís.

-----Tudo começou pelas 14H30, no parque de estacionamento do casão militar, na Rua da Boavista - Porto, percorrendo algumas artérias da cidade invicta (zona histórica).

-----Tudo a correr sobre rodas, até que chegados a uma das mais afamadas ruas do Porto (Caldeireiros), decidi fazer jus ao título recentemente conquistado (rei das quedas) e caí em grande estilo, em parte devido ao piso escorregadio (e a alguma falta de habilidade, por sorte e ajuda do bendito capacete (Giro) recentemente adquirido (as más línguas dizem que a queda foi propositada para experimentar o dito cujo), não sofreu mais que um hematoma na zona do rabo.

-----Após este primeiro percalço, o passeio lá continuou, fotografia daqui, fotografia d´acolá o passeio lá continuou até à Avenida da República em Gaia, sendo notória a boa preparação dos diversos betetistas, nomeadamente a boa preparação do "jarro" Costa, que ganhou todas as metas volantes, levando assim para casa o titulo de rei das metas volantes e uma boa maquia em garrafões de jeropiga (prémio para as metas volantes).


-----Uma palavra de apreço para o regressado Miguel Cunha, que com sotaque (devido as suas funções de linguista) lá apareceu a um passeio dos pobres, foi complicado entende-lo mas a pedalar fez jus à expressão (quem sabe, nunca esquece).

-----Na chegada ao areinho de Avintes o Costa perdeu-se da restante comitiva, tendo momentos mais tarde alcançado a mesma, fruto do seu faro apurado em muitos anos de paralelo.


-----Explicou então que seguiu as instruções dadas, mas não contou que a estrada que continuava para além de um portão, fosse propriedade privada e esteve para ser corrido a tiro de caçadeira.

-----Agora só entre nós, estou em crer que rei das metas volantes foi atraído por umas videiras promissoras que começavam logo na entrada da dita quinta e que prometiam pipos cheios de néctar de Baco.


-----Lá continuamos com destino ao areinho de Oliveira do Douro e lá tivemos que escalar uma rampita, onde ninguém quis dar parte de fraco e por esse motivo, nem se notou que estávamos a subir.

-----Já na descida a ECOBIKE tinha preparado uma surpresa...

-----Por baixo de um viaduto da auto estrada e depois de uma descida vertiginosa, onde o Costa (rei das metas volantes) empurrou o Marito de Miragaia contra as silvas, que por pouco não estragou o seu rico penteado (leia-se palinha).

-----Com entulho depositado em plena via pública fizemos duas rampas que serviram para fazer uns saltinhos.

video

-----Tudo a correr sobre rodas até que por fim o nosso estimado organizador de mega eventos internacionais (Porto – Santiago de Compustela), Valente Complostela decidiu fazer um salto em condições e toca de ir para trás e dar mais lance, até aqui tudo bem, só que da segunda vez deve ter dado lance a mais e na aterragem a máquina não obedeceu ao dono e pronto o resto imagina-se.

-----Nada de grave aconteceu, para além de uns arranhões superficiais.


-----No areinho de Oliveira do Douro e já com o final do passeio à vista, fez-se uma paragem para se beber uma pinguinha de gerupiga.

-----Pelas 17H40, conforme previsto, chegamos ao local do Magusto, na Rua da Boavista, onde com a ajuda de uns armários velhos, lá se conseguiu fazer umas brasas para se poderem assar (mais ou menos) umas castanhas.



-----Temos aqui que agradecer a colaboração do maratonista Pereira, que com um fogareiro e um tacho lá foi assando as ditas cujas.

.

.

.

.

.

.

.

.

S. Martinho

.

.

.

GPSies - Passeio de São Martinho

.

09 novembro 2008

BTT-"TERRAS DO EGAS"

.

.

.

.

.

.

.

-----Mais uma maratona, desta vez em Paço de Sousa - Penafiel, organizada pela firma Sport Team e com apoio da Junta de Freguesia.

-----Um evento, com a participação de cerca de trezentos e pouco atletas, em duas vertentes, meia-maratona (30km) e maratona (60km).
.

-----Assim, eu, o Vitor Silva, o Mário Almeida, participamos na extensão maior.


-----Mas a presença dos homens de azul era também representativa, pois entre outros, estavam ainda presentes os bike17eco, através do Nando Sousa, Pedro Trilhos, Pimenta.

.

.

.

.

.

.

.

..-----Mas vamos ao passeio, que inicialmente me deixou apreensivo (como quase sempre, pois a idade já não ajuda) porque estava em recuperação, depois de ter fracturado o rádio (osso) do braço direito, há cerca de dois meses, numa aparatosa queda numa rua da cidade do Porto, como toda agente deve recordar.

----O passeio teve inicio as 09h30, com os sprints do costume, para chegarem uns lugares mais à frente.

.----O passeio percorreu na sua maioria por trilhos de bastante dureza física, bem como de elevada exigência técnica, em terra, com bastante pedra. Alguns single-tracks, dois ou três dos quais espectaculares e próprios para bikers habilidosos.


-----Quanto à minha participação (Jorge Almeida), tenho a dizer que já não me lembrava de ter sofrido tanto numa maratona. Logo no início da prova e devido a levar o pneu da frente com pouco ar, fui obrigado a parar para o encher. Quando terminei a operação já só me encontrava na companhia de participantes dos 30 Kms (mais atrasados). Ainda tentei apanhar os mais atrasados dos 60 kms, mas não consegui, apanhando apenas um participante aos 26 Kms, que ainda ia mais desanimado que eu. Mas enfim, quase já na segunda feira, lá consegui acabar a prova.

.

Ass. Jorge Almeida (GIGANTONES)
-----

CLASSIFICAÇÕES

1.º JOSE MANUEL ABREU SILVA - teambikezone/scott/ada - 3h11m46s
...

52.º VITOKOUROV - 4h43m17s


77.º MÁRITO - 5h19m26s

78.º PEDRO TRILHOS - 5h21m50s