30 outubro 2008

S. MARTINHO

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-----No dia 20 de Novembro (quinta-feira), pelas 14h30, o ECOBIKE vai organizar mais um passeio de bicicleta, pela cidade do Porto, desta vez para assinalar a chegada do Outono e o tempo frio, logo após o Dia de São Martinho, oferecendo no final um Magusto Tradicional, onde não faltarão as castanhas assadas e a água pé.


-----Para mais informações contacte-nos.

História de São Martinho:

Num dia tempestuoso ia São Martinho, soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante.

S. Martinho parou o cavalo e com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.

E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.

Subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol invadiu a terra de luz e calor.

Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso.

" É o chamado Verão de São Martinho!

Água pé - é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha.

Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool.

Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho".

29 outubro 2008

VOUGUINHA

-----É um comboio regional de cor vermelha, com apenas uma carruagem, apelidado de Vouguinha", que actualmente faz a ligação de Espinho a Aveiro, atravessando os concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda.
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História
-----A Linha do Vouga foi inaugurada a 23 de Novembro de 1908 por D. Manuel II, correspondendo ao compromisso assumido pelo pai, o rei D. Carlos, assassinado em 1 de Fevereiro desse ano.
-----O primeiro troço ligava Espinho a Oliveira de Azeméis em via estreita. Posteriormente, continuaram a construção da linha até Viseu e daí para Santa Comba Dão onde ligava à Linha da Beira Alta (linha internacional, que liga o porto da Figueira da Foz à fronteira com Espanha, em Vilar Formoso).
-----Em 1990 foi encerrado o ramal entre Sernada do Vouga e Viseu.
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-----Pelas 09h26, apanhamos o comboio na estação Espinho - Vouga (que fica a cerca de 800 metros da estação da CP de Espinho), que se encontra encerrada, sendo os bilhetes comprados ao revisor no interior da carruagem.
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-----Facilmente se percebe o porquê do comboio só funcionar apenas duas vezes por dia, uma pela manhã e outra pela tarde, pois apenas seguiam viagem quatro passageiros.
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-----Por se tratar de um comboio regional com paragens em todas as estações e apeadeiros, num total de 26, a viagem tem a duração de 2h10.
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-----Para tornar este comboio mais lento, em Oliveira de Azeméis, entra no comboio um funcionário da Refer, o manobrador, que veste de verde e tem como missão abrir e fechar cancelas das passagens de nível sem guarda. Ou seja, o comboio pára e o manobrador sai, com a manivela na mão, para fechar a cancela. O comboio arranca e pára novamente, à espera que a cancela seja aberta e o manobrador entre. Este é um processo que apenas se efectua entre a localidade acima mencionada e Sernada do Vouga.
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-----Ao longo das estações foram poucos os clientes que entraram no Vouguinha, a excepção na localidade de Santa Maria da Feira, onde a carruagem encheu de passageiros da Universidade Sénior, que iam em passeio organizado pela Câmara daquela localidade até ao fim da linha, onde os esperava um piquenique e regresso de camioneta.
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-----Desta forma, o passeio passou a ter um ambiente mais familiar, com as conversas e risadas dos "seniores" e as perguntas que nos iam fazendo acerca da viagem e do nosso passeio de bicicleta.
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-----Com o aproximar de Sernada do Vouga, a paisagem foi mudando de urbana para o eucaliptal da Serra da Gralheira.
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-----Finalmente lá chegamos ao destino, já mortinhos por começar a movimentar as pernas.
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-----Na estação que em tempos já teve outra importância, encontram-se ainda dois comboios, abandonados à espera do abate (julgo eu), todos pintados de grafites.
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-----Depois das fotos da praxe e de dois dedos de conversa com o maquinista, foi hora de começar a pedalar.
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-----De salientar que das 3 viagens que fizemos este ano de comboio encontramos sempre funcionários simpáticos e interessados pela modalidade, pelo que não é de estranhar que alguns funcionários da CP tenham formado um grupo para praticar btt.
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-----Uns metros depois da estação e já percorríamos um trilho em terra, sem qualquer dificuldade técnica, nem desníveis, que seguia ao longo do rio Vouga.

-----A seguir saímos para o asfalto para entrar na cidade de Albergaria-a-velha, onde percorremos algumas centenas de metros, até encontrar o caminho que nos fazia sair da cidade e entrar no mato.

-----Este trilho devia pertencer a algum passeio ou maratona ali efectuado, pela quantidade de setas amarelas marcadas no pavimento.
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-----Com o desenrolar dos quilómetros a minha bike foi dando sinais que não se encontrava bem de "saúde", já não era só o facto das velocidades estarem todas desafinadas, havia ali mais qualquer coisa...
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-----Por isso aos 16km abandonamos o trilho e a terra batida, para voltar à estrada, em direcção a Angeja.
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------Assim, que entramos na localidade, numa pequena subida a minha maquina foi-se e simultaneamente o pneu de trás da bicla do Marito furou (20km).

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-----Rapidamente trocamos a câmara, enquanto avaria na minha bike que parecia mais complicada não dava reparar, porque não tínhamos ferramenta para apertar uma pedaleira.

-----Como as pedaleiras se encontravam ao mesmo nível a alternativa era apanhar o comboio em Cacia e regressar a Espinho ou tentar encontrar uma loja de bicicletas e verificar se havia solução para o problema.

-----Mas até lá só podia pedalar com uma perna e contar com ajuda do Mário para me empurrar.

-----Foram apenas 6km até encontrar uma loja aberta e para minha sorte apenas os parafusos da pedaleira se encontravam desapertados.

-----Como já eram 15h00 fomos almoçar, seguindo a indicação do sr. Jorge, o garajeiro que reparou a bicla.
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-----Daqui seguimos pelas margens do rio Vouga, que corre paralelamente à fabrica da Portucel, conhecida mundialmente pelo cheiro nauseabundo que liberta.

-----Aos 43km chegamos a estrada nacional 109, acabando dessa forma o prazer de pedalar longo dos carros e do inevitável barulho.
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-----O pior aconteceu depois de Estarreja, quando seguimos em direcção as praias e levamos com um vento forte de frente, que tornou estes quilómetros insuportáveis, especialmente em S. Jacinto.
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-----Foi necessário uma breve paragem para uma bebida refrescante e descansar o corpo e mente da agressividade do vento.
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-----O problema só desapareceu com entrada em Cortegaça e passagem pela mata, mas complicou-se com o anoitecer e nos sem luzes.
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-----Chegamos a Espinho as 18h30 com 91km.

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28 outubro 2008

O GRANDE MEETING


-----A ideia deste passeio, encontro, raid, chame-se o que se quiser, nasceu em Julho.
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O facto de ser proveniente de família de tasqueiros e cozinheiras e de ter passado os primeiros anos da minha existência, no meio de barris, pipas, petiscos, borrachões, cromos, brigas, intrigas, maldizeres e outras figuras ligadas às tascas, é com saudade que assisto ao desaparecimento (se calhar natural) dos ex-libris da cidade.
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Aliando-se também, à vontade de se fazer algo que não magoasse as pernas dos nossos betetistas – diga-se de passagem que os últimos têm-nos levado a níveis sobrehumanos - e que, de certa forma elevasse a moral e camaradagem dos artistas, fez com que este projecto vingasse.
-Não interessa a bicicleta e o percurso, mas sim onde e o quê!!!! (tascas, obviamente). .
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Os meses foram-se passando (muito da culpa é minha, por tal peço mil desculpas), até que um belo dia (com sol de Inverno) o meu amigo Vitokourov, relembra-me da cruzada a que me havia comprometido.
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Arregaçadas as mangas, o esquiço deste magnânime evento foi feito por três mentes iluminadas (pela minha, claro, pela do Vitokourov e pela do Calvonite), numa manhã dedicada ao tratamento do corpo e alma, num local centenário, Palácio Cristal, com vista celestial para o Douro.
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Como tudo começa pelo início, este evento não foi diferente, dar nome a tal passeio?????? Digo-vos meus amigos, tarefa Herculiana!!!!! Nunca nos anais da história, a designação foi tão debatida, rebatida, contra-rebatida…e etc e ta!!!
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Ao fim de um bom par de horas, e pesquisa intensa na net…fez-se luz!!!!
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-----“
MEETING SANTA BEBIANA”. Liiiiiiiiiiinnnnnnnnndooooo!!!
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De seguida o Vitokourov (e é nisto que ele é bom), querendo sempre mais e mais, deu a ideia do cartaz…mãos à obra…contactos com as altas instâncias…material reunido…local encontrado….zás…cartaz em grande.
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Já na fase de escolha do percurso, quisemos que o meeting fosse mais abrangente - e porque não dizer educativo para os comensais – decidimos para além dos monumentos do vinho e dos petiscos, valia a pena juntar também ao roteiro a passagem por monumentos e edifícios que de alguma forma dão corpo e alma a esta antiga, mui nobre e sempre leal invicta cidade do Porto.
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Por último…a data… 25.10.2008.
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E assim estava concluído o projecto!!!
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No dia marcado, à hora do cantar do galo…10H30 (mais cedo o vinho dá azia), e depois de algumas desistências de última hora, os comensais reuniram-se na Praça Mouzinho de Albuquerque, a listar:

-Litos Compostela,
-Vitorkurov,
-Calvonite,
-Marito,
-JP Leite,
-Tigrão,
-Costinha,
-Paulo,
-Gigantones (ainda lesionado e após fugir da mulher),
-Brasileiro, Cruz Pereira, acompanhado da sua filhota e o
-Raul.
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Após as fotos de grupo lá se deu início ao evento das nossas vidas (11h00).
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-----Seguimos em direcção aos caminhos do Romântico, com primeira paragem, local onde a obra prima nasceu…Palácio de Cristal, passando de seguida pela Cadeia da Relação, Torre dos Clérigos, Catedral da Sé e a sua Casa dos Doze, Muralha Fernandina…por aí fora, a ao fim de 50 minutos, na Praça dos Poveiros, chegamos ao nosso primeiro monumento digno de registo “O BURAQUINHO”.





-----Rojões, tripa enfarinhada, orelheira, chouriço, azeitonas, pão e vinho branco fresquinho. Um verdadeiro pitéu!!!!
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Já com a barriguinha bem composta, seguimos viagem com mente no próximo monumento, ehehehehe!!!
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Um trajecto bem curtinho pelas bandas de Campanhã...já que não se podia estragar o que havia sido devorado…chegamos à TABERNA DO FERRADOR, na Rua do Freixo. Aqui a merenda incluiu presunto, rissóis, azeitonas e vinho, tá claro!!!
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Daqui até ao Rio Douro foi um “tirinho”, que foi sempre a descer…
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À sombra do Palácio do Freixo, o Costinha, sempre bem disposto e de mãos largas, ofereceu a sua tasca particular aos comensais…é só 200 metros, alguém disse. Só se esqueceram de dizer que entre o Rio e a Tasca havia uma subida de dificuldade 5….
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À chegada, verificou-se logo que aquela tasca ia ser especial, basta ver as fotos…

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A saída desta tasca foi difícil para alguns……….
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-----De novo junto ao leito do Rio, a caravana avançava divertida em ritmo de passeio (se calhar foi a aragem do rio que fez bem a muita gente para retemperar forças!!!) até à Ribeira do Porto, onde há a reportar um bikejacking!!! A super, hiper, mega máquina do Tigrão foi roubada, uma vergonha!!!! Se bebesse menos vinho é que fazias bem!!!!!


-----Por “ruelas sujas e gastas” chegamos ao próximo posto de abastecimento…ESCONDIDINHO DO BARREDO.
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Iscas de bacalhau, após ter sido pescado na altura, vinho branco fresco, e a companhia da Sra. Turíbia, preencheram uns minutos ganhos na nossa vida.

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-----Pé à estrada…desculpem…rodas à estrada, dirigimo-nos à Foz do Porto, sempre com o Rio Douro como guia, com passagem pelas vielas de Miragaia. Mais uma vez o Tigrão quis dar nas vistas e mandou-se para o soalho!! E logo com mirones!!! Bebe água.
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Destino, Parque da Cidade, só para matar o bichinho do monte.

-----Nesta altura, e depois de alguns quilómetros, já era evidente o desespero por outro monumento!! Pedalada rápida, até ao FIRMINO, onde a ramada nos esperava.


-----Super Bock e mais Super Bock, pois a sede era muita (fruto dos petiscos anteriores).
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Tenho que escrever meus amigos, aqui alguns comensais estragaram a cerveja com gasosa!!!! Mas compreendia-se! o vinho já estava a fazer estragos.
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Só faltava uma última paragem, a derradeira… DRAGÂO!!! Onde os petiscos e o comensal Raul, que tem uma alergia à bicicleta, já nos aguardavam.
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A chegada foi triunfal, com policiamento e tudo!!!
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-----Reunidas as tropas à mesa, foi “um ver se te avias”, nada sobrou…polvo frito, moelas, rojões, bolinhos de bacalhau, rissois, presunto, azeitonas e VINHO.
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No final e de forma a perdurar na memória dos amigos, foram sorteados umas pequenas lembranças… e os nomeados foram: Calvonite, Gigantones, Marito e Raul. .
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Meus amigos, escrevo com saudades pois a vontade de participar no próximo já é muita.
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Obrigado aos participantes!!! E VIVAM AS TASCAS!!!!!!


Prémios:
-Calinada = Costinha - berlogue e trigão
-Bebe água = Tigrão
-Não tá facil = Calgonite
-Sentinela do ano = J.P.
-7-up = Paulo
-Guronsan = Costinha




MEETING SANTA BEBIANA



GPSies - MEETING SANTA BEBIANA

Conheça os sócios deste evento: http://ecobike.blogspot.com/2008/10/grande-meeting.html