30 março 2008

MARGENS DO LIMA

-----Estavam reunidas as condições necessárias para um excelente dia andar de bicla.
--- Companhia fantástica;
--- Tempo ideal;
--- Paisagens deslumbrantes;
--- Terreno para todos os gostos.



-----Assim, pelas 09h50, na freguesia da Seara - Ponte de Lima, dê-mos início ao passeio, organizado ao pormenor pelo nosso amigo Calheiros, que não se esqueceu das indicações para o local da partida, com uma pequena graça, que apenas nos conhecíamos (DASDIC).
.
-----
Percorremos as margens do rio Lima, pela Ecovia de Ponte de Lima (devidamente sinalizada), pelos campos de cultivo, muito enlameados, das chuvas dos últimos dias.











.













-----Em Viana do Castelo atravessamos a velhinha, mas recentemente restaurada, ponte Eiffel (da autoria do engenheiro Gustave Eiffel, uma ponte rodo-ferroviária inaugurada em 30 de Junho de 1878 por Fontes Pereira de Melo, que veio substituir a velha e perigosa ponte de madeira. Permitiu assim, a chegada do Caminho-de-ferro até à Cidade. Tem o 562 mt comp., em dois pisos, o espírito visionário do Eiffel criando uma estrutura que mais de cem anos depois se mantêm com uma das principais vias de comunicação à cidade) e ao chegar ao centro da cidade o Rui Rocha, resolveu presentear-nos com um bailado moderno e inovador na sua bicla, mas com um desfecho inesperado, pois acabou a varrer o chão. Felizmente não sofreu grandes danos físicos, foi mais a vergonha de cair à frente de uma assistência numerosa, que fez com que rapidamente seguíssemos destino.
.
-----
Embora esta tenha sido a queda mais aparatosa, ao longo do passeio, não foi a única, quase todos caíram, um na lama, outro nas silvas, outro a "sacar um cavalo", etc, com esta qualidade de artistas ninguém se ficou a rir...
.
-----
Por esta altura, ao passar pelas residências facilmente nos apercebíamos do cheirinho a comida, que nos deixou a chorar por um bom petisco acompanhado de um refresco (pinga da casa), mas apesar das insistências minhas e do Valente o organizador não cedeu, porque não tinha previsto uma paragem cultural numa tasquinha da região e estávamos atrasados para o almoço.
.
-----
O regresso foi feito pela margem oposta, no mesmo tipo de terreno e paisagens, mas sem ecovia, a não ser quase a chegar à cidade.
.
-----
Após quarenta e tal quilómetros, as irregularidades do terreno e a lama foram fazendo mossa e forças começaram a escassear em dois elementos do grupo, que há anos não pegavam na bicicleta, mas com uma pequenina ajuda, todos chegamos ao destino com 60km nas pernas e quatro horas de pedaladas.
.
-----
Depois de lavar as bikes e do banhinho, pelas 15h30, fomos almoçar na companhia das esposas, filhos e de outros amigos, que nos deram o prazer das suas companhias à mesa.
.
-----
O arroz de sarrabulho prato tipico do Minho, estava muito bem confeccionado, pelo que foi vê-los repetir as doses.
.



.


GPSies - Nas margens do Lima
.
.






.............................................click no centro da foto.



-----O nosso tarantino não teve tempo para produzir o filme do passeio, por se encontrar com a cabeça nas belas italianas, por isso brevemente publicamos o filme do passeio.
.
.
VISITEM PONTE DE LIMA:
.

» http://www.cm-pontedelima.pt/

» http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/

» http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Lima

»http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Viana.VR/vilas.cidades/Ponte_de_Lima/index.html

» http://www.pontelima.blogspot.com/

.

26 março 2008

QUE BEBEDEIRA

.
-----O nosso ilustre amigo Jorge, internacionalmente conhecido pela alcunha de gigantones, na sua extenuante e diária preparação para a maratona de Portalegre, sofreu um ligeiro percalço....
.
video
.
-----Algures junto do quartel militar em Espinho, foi "atropelado" por um cachorro, quer dizer foi ao soalho, o que já é normal.
.
-----Seguia o nosso amigo na sua bike de estrada, quando foi surpreendido por uma matilha de cães, que atravessou a estrada sem reparar no sinal de semáforo, e devido a velocidade estonteante que o gigantones seguia, este nada pode fazer para evitar a colisão por trás com o pequeno animal.
.
-----Não foi possível apurar a responsabilidade do acidente porque o animal não aguardou no local a chegada das autoridades, mas segundo consta o condutor do velocípede sofreu diversos hematomas, conseguindo ainda partir o capacete da loja dos 300.
.
-----Como não houve testemunhas do acidente ficamos sem saber se o animal ia hipnotizado por alguma cadela e não se apercebeu da aproximação do veículo pesado, ou se o motorista ia em perfeitas condições para a condução do veículo.
.
-----No entanto, segundo as autoridades locais, naquele local, a causa mais provável para o incidente terá sido devido a sonolência ou distracção do condutor.
.

-----Os nossos votos de melhoras rápidas para o bobi.
.

23 março 2008

BOA PASCOA

.
-----Meus caros amigos, em vez da tradicional mensagem de votos de boa páscoa, deixo-vos aqui este vídeo, uma compilação de fotos tiradas da net sobre bicicletas, que espero que gostem.SEJAM FELIZES
.

.

17 março 2008

SERRA DAS FLORES

.
-----
Lá teve de ser!


-----Mais um domingo de manhã fora da cama bem cedo, para andar de bicicleta, pois caso contrário era mais uma semana sem sentar o traseiro na minha diabolic.
.
-----
Assim, pelas 08h40, na companhia do Rui, saímos de Gondomar (Pavilhão Multiusos) em direcção ao restaurante Tomás na Lixa, onde tínhamos de estar as nove horas, pelo que o aquecimento foi feito em estilo de contra-relógio, para chegar a horas.
.
-----
Apesar de esforço, que até deu para "competir" com um grupo que seguia na marginal de bicicletas de estrada, chegamos quatro minutos atrasados e os nossos amigos já tinham iniciado a passeio. Pontualidade britânica ou neste caso da Lixa!
.
-----
O problema foi rapidamente resolvido e juntamo-nos ao grupo no início do trilho de terra batida.
.
-----
O marcador do dia tinha planeado um percurso cheio de subidas logo no inicio, mas numa descida acentuada foi vitima de uma queda aparatosa, mas sem grandes consequências físicas, a bike é que ficou com a roda empenada, mas o mecânico de serviço lá solucionou o problema, aliviando o travão de trás e desapertando/apertando os aros da roda.
.
-----
O passeio continuou sem mais incidentes dignos de registo a excepção de duas paragens para resolver os respectivos furos.
.
-----
Depois da serra das flores o passeio seguiu por um trilho ao longo da margem do rio Douro muito interessante, que terminou perto do parque de campismo das Medas.
.
-----
Pelas 12h15, terminamos o passeio de cerca de 24km e regressamos a Gondomar, desta vez contra o vento.
.
-----
Que venha depressa o próximo domingo!Com esta quantidade de treinos estou tramado na maratona de Portalegre...



.
.
.