25 setembro 2007

NAKED BIKE RIDE

---Já que falamos em protestos, eis aqui mais um e a nível mundial, andar de bicicleta nu, designado por “World Naked Bike Ride”.
---Este protesto decorre em moldes pouco convencionais e ousados para algumas mentes do nosso pais, e visa protestar contra o abuso e dependência do petróleo e contra os carros, com as emissões de gás, do efeito estufa e motoristas agressivos.
---As ruas foram sequestradas pelos carros, que degradam as cidades, tornando-as em lugares hostis e perigosos.
---Assim, esta manifestação de protesto decorre todos os anos, em dezenas de cidades (70) espalhadas por 20 países, como uma celebração do poder e individualidade dos corpos, de se expressarem livremente seja com uma tatuagem, roupa não convencional, corpo pintado ou nu.
---A isto alia-se o facto do passeio decorrer de bicicleta, um meio ecológico, saudável e divertido.
---Nus porquê? “Porque nos sentimos nus diante do tráfego pela falta de respeito dos motoristas e desespero dos governantes. Com a nudez tornamos visível a fragilidade de nossas "carroçarias" (o próprio corpo). Enfim, enfrentamos o tráfego urbano com o corpo nu sobre a bicicleta como a melhor forma de defender nossa dignidade e viver a luta social, sem tabus, com respeito ao nosso corpo.”
---Para o ano se quiseres podes participar no dia 08 de Junho, só precisas de escolher a cidade, para isso informa-te em:


-----------------------1ª parte


2ª parte



-----------------------------------------3ª parte

toca andar de bicicleta

24 setembro 2007

CRIANÇAS DESAPARECIDAS

-----O desaparecimento de Madeleine McCann e o mediatismo associado ao caso alertaram a sociedade para um flagelo que afecta, anualmente, milhares de crianças em todo o mundo.
O Movimento de Solidariedade Cicloturista, criado por um grupo de cicloturistas de Sines, pretendeu, neste âmbito, impulsionar uma corrente de solidariedade para com todas as crianças e jovens desaparecidos ao longo dos tempos.
------
-----Esta iniciativa tem o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, que visa promover, durante o mês de Julho e Agosto, um
périplo ao “Encontro das Crianças Desaparecidas”, com início em Lagos, passagem pelo centro e norte do país, e término em Espanha.
--------------
-----Num total de nove etapas em bicicleta desde Lagos até Santiago de Compostela, com o objectivo de em cada nova etapa as comunidades locais receberem o testemunho de solidariedade e lhe darem continuidade, fazendo desta iniciativa uma acção de dimensão global.


Assim, o ECOBIKE, enquanto delegação da FPCUB, participou nesta iniciativa através dos seus responsáveis fazendo a ligação entre as cidades de Aveiro e do Porto e no dia seguinte entre a invicta e a cidade de Braga.
(acompanhamneto das equipas velocipedicas da PSP em Aveiro)
-----------
-----
No decorrer desta iniciativa cruzamo-nos com José Lima, que se encontrava a fazer uma viagem de protesto, de Norte a Sual de Portugal, entre Viana do Castelo e Faro, numa cadeira de rodas com pedais.

-----O seu protesto decorreu no Ano Europeu da igualdade de oportunidade para todos e baseia-se no facto de milhares de deficientes estarem desempregados e sem a mínima possibilidade de terem igualdade de oportunidade na obtenção de um trabalho que lhes permita viver com dignidade. -------------
-----Na tentativa de consciencializar a sociedade e principalmente os nossos governantes, nomeadamente:
1º - igualdade de oportunidades.
2º - aplicar a lei das acessibilidades, contra as barreiras arquitectónicas.
3º - acessos aos transportes públicos.
4º - acessos sem quotas ao mercado de trabalho.
5º - um representante na assembleia da república
.

-----------
-----
Nesse acto dê-mos o nosso apoio e solidariedade ao José Lima, transmitindo-lhe força para a continuação da sua viagem.

---------
-----
Agora felicitamos o José Lima, por ter percorrido mais de 800km e ter atingido o seu objectivo e esperamos que algo mude nas mentalidades de todos.
----------
(para + informações http://webleones.home.sapo.pt/viagem.html ou pesquise por deficientes activos).
-
-

07 setembro 2007

BTT NOCTURNO GONDOMAR


29.08.2007

Os 15 participantes puderam desfrutar de um percurso que incluía pequenos trajectos por mato, com subidas, descidas e alguns single-tracks, entre as 21h00 e as 00h00, num total de 35km.

O ECOBIKE espera que todos tenham gostado do passeio e que compareçam na próxima quarta-feira, noutra cidade anunciar em breve.

06 setembro 2007

PORTO - LAMEGO


















02.09.2007 (Domingo)

ECOBIKE, organizou mais um passeio de bicicleta de estrada, desta vez entre as cidades do Porto e de Lamego, num total de 130 km.

Num dia de sol e com uma temperatura agradável para a pratica da modalidade, os 16 participantes lá partiram do Porto, junto da Esquadra da PSP das Antas, pelas 07h45.

O percurso decorreu sem incidentes, apenas alguns furos, até chegar ao ponto de reforço alimentar em Pala, onde se juntaram mais 5 ciclistas vindos de Lamego, pertencentes ao grupo Pedal Aventura.

Daqui para a frente começaram as dificuldades, pois era quase sempre a subir, tendo originado duas desistências, pois a idade já não perdoa e os quilometros iam fazendo mossa.

Após cerca de 05h45 a pedalar lá chegamos a Lamego, onde nos esperava um banhinho nos bombeiros voluntários de Lamego, seguido de um almoço (feijoada) numa barraquinha na praça principal da cidade, devido as festas da cidade a realizar na próxima semana.

Antes do regresso sorteio de algumas lembranças e um pequeno passeio a pé pela cidade.

03 setembro 2007

NOVA ERA

Após um início fulgurante e em diversas frentes, é natural que algo não tenha corrido dá melhor
maneira, por isso este blog não foi
alimentado com notícias
das nossas actividades,
que originou algumas
criticas, que
pretendemos
resolver.
Assim,
deixamos aqui um
slide com fotos de passeios entretanto
realizados.