31 agosto 2007

SERRA DA ESTRELA










UM DIA PERFEITO!!!








No passado dia 02 de Junho do corrente ano, realizou-se mais um espectacular passeio ECOBIKE.



Com partida da Casa da Musica, na cidade do Porto, pelas 06h30 e com chegada ao Sabugueiro, pelas 09h30.



Para os participantes trocarem de roupa, a organização arranjou uma casa particular, com condições para esse efeito, no entanto estes preferiram faze-lo no Sabugueiro, na via pública, tanta era a anseia de começar a pedalar.



Para ajudar à festa estava um dia de sol espectacular, que deixou marcas em todos (bronze de ciclista).



O início sofreu um pequeno atraso devido a um furo, que seria uma vez sem repetição. No entanto, permitiu que os ciclistas pudessem apreciar o que tinham pela frente, bem como os trilhos por onde iam circular, e ainda aquecer bem os músculos, antes da subida.



Começamos a subir na aldeia mais alta de Portugal, com destino a Torre, num total de 22 km sempre a subir, por asfalto.



A espaços fomos fazendo pequenas paragens para as fotos, para descansar, para apreciar as vistas e esperar pelos mais lentos.



Ao fim de quase de 2h30m lá conquistamos os 1993 metros de altitude, onde nos esperava um pequeno-almoço suficiente para recuperar as energias, onde não faltaram as cervejinhas.



Depois de alguns se perderem em compras de produtos típicos da região, para dessa forma agradarem as esposas que ficaram em casa, lá voltamos ao passeio, com a maioria a pensar que o pior já tinha passado. Mas depressa se aperceberem que estavam errados.



Assim que entramos num estradão de terra em direcção à Central electrica do Sabugueiro, a paisagem ficou mais bonita e as dificuldades aumentaram, levando a algumas quedas, felizmente sem grandes consequências físicas.



No Sabugueiro, seguimos por um single-track, muito estreito, com descidas e subidas, com varias pedras e vegetação a dificultar a passagem, na encosta do monte, onde um pequeno erro de condução teria condições físicas e materiais graves, fez com que a maioria seguisse fora da bicicleta.



Por fim lá chegamos (15h30) ao estádio municipal de Seia, onde tomamos banho quente numas instalaçoes novas, cedidas pela camara.



No fim a organização brindou os participantes com as cervejinhas, para refrescar do calor que se sentia, antes de seguirmos para o restaurante.



Todo o esforço foi recompensado com um delicioso cozido à portuguesa, no restaurante Mota Veiga – Seia.



No decorrer das conversas sobre as peripécias que cada um passou, a organização fez a entrega do certificado de participação num passeio ECOBIKE.



- 56km;



- 3h40;



- 23 participantes;



- Dificuldade técnica 3;



- Dificuldade física 4;





Boas pedaladas e um até breve.

1.º RAIDE BTT - SERRA DE VALONGO

ESPECTACULAR!!!!!

Prova da perfeita uniao de esforcos e ideias do ECOBIKE em associacao com o grupo Veloceteam, realizou-se hoje, na cidade de Valongo, o primeiro de muitos passeios (duros) pela serra de St. Justa e Pias.

Local com caracteristicas extraordinarias para a pratica de btt.

Com concentracao marcada para as 09h00 na 17 Esquadra da PSP do Porto, ou as 09h30 no Alto de Valongo, logo se verificou que os Deuses nao iam colaborar, e ameaca de chuva e frio, amedrontaram os menos habituados a estas andancas.


Nao obstante, estas desistencias de ultima hora e de um ou outro atraso, lá de-mos inicio ao passeio com a presenca de 25 bettetistas, ansiosos de conquistar mais uma serra.




















Após um inicio dificil, com a subida para a Serra de St. Justa, seguidos de dois furos
na mesma bicicleta (rei dos azares), chegamos a parte mais emocionante... as descidas.

Com um ou outro susto, lá foram todos descendo.
























Seguimos todos por um singletrack, na encosta do monte, com vista para o rio e sem espacos para erros.

Depois da travessia do rio Couce, seguiu-se a parte mais dificil, cerca de 3km sempre a subir, por estradoes em terra batida, sendo necessario desmontar num pequeno percurso.

Quem muito sobe.... muito desce! E ai todos gostaram....

O tempo acabou por ajudar, pois só por instantes é que levamos com chuva miudinha.

Seguiu-se um recheado pasto ... Para ajudar à digestao os participantes deram uns toques de bola, ate esta cair ao rio.

Como inovação este passeio além do piquenique, seguiu viagem até junto das viaturas no alto de Valongo, desta vez por estradas rodoviarias (asfalto).

Como a uniao faz a forca, todos chegaram ao fim dos 31km ao longo de 2h30m em cima da burra.

No fim o cansaco deu lugar ao saborear de todas as peripecias, locais que ficaram para trás, historias, contratempos, vistas espectaculares, caimbras, etc.....

Apesar do empenho dos organizadores sucederam-se situcoes que escaparam ao controlo dos mesmos, que futuramente, serão corrigidos, no entanto, contamos com todos os participantes, para deixarem aqui a sua opiniao sobre o passeio, de forma a pudermos aquilatar da vossa satisfacao ou de forma a melhorar os passeios.

ABRACO. ATE O PROXIMO PASSEIO